top of page

Porque nossos animais ficam doentes e como podemos ajudá-los:

 

A terapia holística explica que toda doença vem de um desequilíbrio  que atinge o órgão mais suscetível . Este desequilíbrio pode se apresentar no nível emocional/comportamental e as vezes no nível físico, em forma de doenças. O complexo corpo-mente-emoção-espírito é visto como diferentes expressões de um todo e portanto estão sempre conectados. Por exemplo, um desequilíbrio emocional pode levar a uma doença física e assim por diante.

A nossa energia afeta muito o nosso animalzinho. Os animais na natureza tem que ser muito sensíveis para sentir a energia a sua volta e poder se defender e sobreviver. Essa sensibilidade persiste nos nossos animais domésticos, que além disso, nos amam profundamente e querem nos ajudar. Desta forma eles absorvem nossos desequilíbrios energéticos, numa tentativa de nos proteger e nos espelhar. Por este motivo, muitas vezes nossos animais demonstram comportamentos indesejados ou até doenças físicas iguais de seus humanos ou as vezes antes mesmo destes desequilíbrios se apresentarem nos humanos.

Nós podemos ajudea-los, nos tornando conscientes de nossa energia, nosso comportamento, nossos pensamentos, trabalhando para nossa saúde, assim evitando a absorção dos nossos desequilibrios pelo animal.

 

Uma das formas de nos trabalharmos é com o  Coaching, que é um trabalho que visa a clarear a mente das pessoas, mostrando as possibilidades, as dificuldades e as crenças limitantes. Fazendo este trabalho com seu animalzinho você pode entender quais são as crenças que tem sobre ele e sobre você mesmo frente a ele, que dificuldades elas causam, qual são os passos a serem dados para chegar ao objetivo de uma melhor harmonia física e emocional para ambos.

Na realidade, nós não temos controle sobre os outros e nem sobre nossos animais. Muitas vezes ficamos chateados com situações ou ações de outras pessoas ou animais. Mas estas ações são responsabilidade deles. Devemos aceitar com carinho que esta é a situação que está presente em nossas vidas, entender que existe uma lição a ser aprendida e tomar responsabilidade pela nossa parte no que está ocorrendo.

 Assim , no coaching, o melhor que podemos fazer é por metas para nós mesmos. Mas o bom é saber que quando nós mudamos, mudamos também o relacionamento dos outros frente a nós, incluindo como nosso animal nos vê e como reage a nós. Pela importância que temos no mundo de nosso animal, podemos influenciar como ele reage ao resto do mundo. O foco é sempre em nós, a pergunta que devemos fazer a nós mesmos  é sempre: o que eu posso fazer nesta situação? Qual é a minha responsabilidade nela? E o mais importante, é curtir o processo, sem pressa, sem tensão. Aproveitar a proximidade de um ser tão querido e cheio de amor e a oportunidade de aprender juntos.

 

Outra forma de ajudar a nós mesmos e a nossos animais é meditando. Se você conhece a meditação, você sabe que o que buscamos é estar presente no momento. Esta presença nos traz mais paz, tranquilidade e consciência.

Apesar de termos uma relação de respeito e amizade com nossos animais, como vivemos em um mundo onde o humano predomina,  nós devemos ser o líder emocional. Isto quer dizer, somos responsáveis por passar a sensação de equilíbrio e segurança para nossos animais. A meditação ajuda a centrar, não ser levado por qualquer sentimento passageiro e portanto a ser mais estável e portanto, um líder seguro e confiável.

Meditar com nossos animais traz para eles esta mesma sensação de paz e estabilidade e ao mesmo tempo faz ele perceber  você como o gerador deste sentimento bom, assim também aumentando a confiança que ele tem em você.

A meditação pode facilitar o auto-conhecimento. O que é muito importante na mudança de nossas crenças e nossos padrões de comportamento (como falamos no coaching) .

Os animais estão sempre conectados as suas pessoas e absorvendo suas energias e pensamentos. Isto quer dizer que as pessoas estão sempre mandando mensagens para seus animais mesmo que inconscientemente. Por exemplo: Se um cão sempre late quando passa por outro cão, sua pessoa já está esperando que isso aconteça quando um cão se aproxima, fica tensa e lembra situações anteriores que isto aconteceu. Assim o animal capta os sentimentos e imagens de sua pessoa e isso fortifica o que já sentia, ele pensa “eu tinha razão de estar tenso e latir, é isso que minha pessoa quer de mim”, fortalecendo assim este ciclo.

Se a pessoa tomar consciência de seus pensamentos e sentimentos, se acalmar, visualizar uma reação diferente, positiva,  ela passará esta sensação e esta imagem para o cão , podendo quebrar o ciclo, e criar uma realidade melhor. 

Com carinho,

Yael Perpignan- Especialista em Comunicação Animal e Terapias Complementares

Para saber mais e agendar um atendimento: yael@yaelperpignan.com

bottom of page